As Escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental têm realizado desde o final do mês de março as Avaliações de Fluência Leitora.
A avaliação consiste na aferição da capacidade dos alunos lerem com velocidade e precisão (automaticidade), um número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão.
Os testes têm como objetivo a coleta de dados acerca do processo de apropriação da Fluência em Leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes avaliadas.
Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura das crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.
A aplicação do teste envolve etapas específicas às quais são coordenadas pela direção de cada Unidade Escolar, de acordo com orientações do CAEd.
A avaliação de Fluência Leitora é promovida pela Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
“É de extrema relevância ações deste tipo para monitoramento da aprendizagem dos alunos, sobretudo no sentido de buscar estratégias que contribuam para a alfabetização atendendo ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a garantia dos direitos de aprendizagem aos alunos”, destaca a secretária de educação Daniele Ferreira Torres Silotto.
Reprodução de Comunicação/Prefeitura de Socorro – Maikol Vancine