Foi divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde de Socorro, a atualização dos dados sobre a dengue em Socorro. Foram confirmadas duas mortes em decorrência da doença, após serem investigados  junto ao Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual. Além disso, há outras quatro mortes sendo investigadas.

Até o momento, em Socorro foram notificados 4.877 casos da doença, 1.962 confirmados e 366 descartados. A atualização dos números segue as diretrizes da Secretaria de Saúde Estadual para doenças com notificação compulsória, como dengue e Covid-19. A Secretaria de Saúde lança no sistema diariamente as notificações em ordem cronológica, de forma não simultânea.

Referente a possíveis divergências nos números entre o painel estadual da dengue e os números do município, a Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde informam que pode haver duplicidade de dados, fato explicado, por exemplo, quando um paciente busca por atendimento em outro município, gerando mais de uma notificação. Essas duplicidades são excluídas do sistema assim que identificadas, seguindo uma ordem cronológica.

Ainda conforme a Secretaria, continuam sendo realizadas ações de fiscalização e conscientização em toda a cidade. A vacina da dengue está disponível nos postos de saúde para a faixa etária de 10 a 14 anos, disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório, protegendo contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença.

Para ter o esquema vacinal completo é importante ter as duas doses, com um intervalo de três meses entre cada aplicação. Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão. O horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 08 às 15h.

Segundo o Censo do IBGE de 2022, Socorro soma 2.202 crianças e adolescentes dentro da faixa etária entre 10 e 14 anos. A Secretaria destaca ainda a importância da vacinação como instrumento para frear o avanço da doença. Porém, a prevenção é o melhor remédio e o foco deve ser a eliminação dos criadouros do mosquito.

Covid-19

Já os casos de Covid-19 desaceleraram, conforme apontam os números da doença. Até esta quinta-feira, Socorro havia registrado este ano 1.021 casos, sendo 418 deles confirmados e 603 descartados. Nenhuma morte foi registrada no período.

Reprodução: Comunicação/Prefeitura Municipal de Socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa pelo WhatsApp
1
Receba ou Envie Notícias
Olá👋! Estamos muito felizes em te receber aqui!
👉 Salve nosso contato para receber notícias direto em seu WhatsApp 📰
👉 Você pode nos enviar informações e notícias por este canal também.😀

Seja Bem -Vindo (a) ao Jornal de Socorro 📰💚