Com as eleições 2024 acontecem nesta semana, mais de 30 mil eleitores socorrenses registrados preparam para votar no dia 6 de outubro. Para ajudar você a exercer seu direito de forma tranquila e consciente, o Jornal de Socorro reuniu algumas dicas essenciais para o dia da votação:
1. Escolha seu candidato ou candidata com antecedência
Antes de ir às urnas, é fundamental escolher em quem você vai votar nas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o sistema DivulgaCandContas, uma ferramenta útil para conhecer o perfil, os processos de registro de candidatura e a prestação de contas das candidatas e candidatos.
2. Use a “colinha” para facilitar a votação
Após definir suas escolhas, é permitido levar uma “colinha” com os números dos candidatos. Anote os números em papel, pois o uso de celulares na cabine de votação é proibido. Lembre-se de que o primeiro voto será para vereador (com cinco dígitos) e o segundo para prefeito (com dois dígitos).
3. Separe seu documento e confira o local de votação
No dia das eleições 2024, leve um documento oficial com foto. Se você já cadastrou a biometria, pode utilizar o app e-Título, que serve como versão digital do título de eleitor. Além disso, você pode consultar seu local de votação no site do TSE ou pelo Disque-Eleitor (148).
4. Manifestações permitidas e proibidas no dia da eleição
No dia das eleições, é crime realizar propaganda de boca de urna, divulgar propagandas de candidatos ou partidos e promover comícios ou carreatas, conforme a Resolução TSE nº 23.610/2019. No entanto, o uso de bandeiras, adesivos e camisetas de forma individual e silenciosa é permitido.
5. Chegue cedo ao local de votação
Evite surpresas chegando com antecedência ao local de votação. As urnas estarão abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Planeje-se para evitar filas e possíveis contratempos.
6. Consulta para o lugar de votação
A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou da eleitora ou do número do título eleitoral. Para realizar a consulta, acesse o link: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor. Essa ferramenta também permite a consulta ao número do título.