O Padre Nei de Oliveira Preto, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrou nesta terça-feira, 10 de dezembro, seus 35 anos de ordenação presbiteral. A comemoração foi marcada pela realização de uma missa em ação de graça que contou com a presença do Bispo da Diocese de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombo, e foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecidinha. Também participaram Padre Alberto, vigário paroquial local, Padre Edilson, de Francisco Morato, integrantes da comunidade e visitantes de cidades em que Padre Nei atuou ao longo de sua carreira como Franco da Rocha, Itatiba e Bragança Paulista.
Em sua homilia, o socorrense Nei de Oliveira Preto destacou a força transformadora da esperança na vida dos cristãos a ser colocada em prática no próximo ano, fazendo menção ao Jubileu 2025 (festa tradicional da Igreja Católica celebrada a cada 25 anos) que terá o tema “Peregrinos da Esperança”, destacando os pensamentos do Papa Francisco: “A esperança não engana”.
Sobre sua caminhada, agradeceu a todos pela colaboração e mensagens e pediu à comunidade oração para seguir seu trabalho com fidelidades à Deus perante os desafios. Representando a comunidade, o ministro da eucaristia Flávio Godoi enalteceu as características de Padre Nei, como a humildade e a simplicidade, que ajudam a fazer dele um “grande pastor que saber conduzir suas ovelhas”, além do líder e administrador que sempre está junto da comunidade para estimular o crescimento de todos.
O Bispo Dom Sérgio manifestou sua alegria e gratidão em participar da celebração dos 35 anos de ordenação presbiteral de Padre Nei, parabenizando-o pela data e valorizando seu trabalho diante das dificuldades: “Gosto muito de vir a Socorro, que é o limite da nossa Diocese com Minas Gerais. Daqui a gente termina a Diocese lá na periferia de São Paulo. E a gente caminha muito por esse trecho tão bonito. Padre Nei, que Deus lhe dê saúde, alegria, sabedoria, perseverança, coragem. Vamos fazer a esperança acontecer”, destacou em sua mensagem o Bispo diocesano.
Biografia
Nei de Oliveira Preto nasceu em Socorro no dia 13 de outubro de 1963. Filho de João de Oliveira Preto Netto (in memoriam) e Deolinda de Oliveira Preto (in memoriam). Batizado aos 16 de outubro de 1963, na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Iniciou seus estudos no ano de 1971, na Escola do Bairro do Camanducaia do Meio, zona rural do município de Socorro, onde residem seus familiares. Estudou a 5ª série na Escola Estadual “Narciso Pieroni”; 6ª, 7ª séries na Escola Estadual “José Franco Craveiro” e a 8ª série na Escola Estadual “Cel. Olimpio Gonçalves dos Reis”. O Ensino Médio cursou na Escola Estadual “Narciso Pieroni”, entre os anos 1979 e 1981.
No dia 08 de agosto de 1982, foi crismado. Em 1983 ingressou no Seminário da Diocese de Bragança Paulista que realizava seus estudos no Seminário Arquidiocesano “Bom Jesus” na cidade de Aparecida, SP, onde cursou Filosofia entre os anos de 1983 e 1985. Depois, realizou seus estudos de Teologia em São Paulo, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, entre os anos de 1986 e 1989.
Foi ordenado presbítero na Catedral de Bragança Paulista, no dia 10 de dezembro de 1989 por Dom Antônio Pedro Misiara.
Entre os anos de 1990 e 1993 foi pároco da Paróquia Bom Jesus da Pardinha, em Franco da Rocha. Em Janeiro de 1994 foi nomeado Reitor do Seminário Propedêutico em Bragança Paulista, serviço que realizou até dezembro de 2005.
Neste mesmo período, de dezembro de 1994 até dezembro de 2005, foi pároco da Paróquia São Benedito, em Bragança Paulista; e também entre os anos de 1996 e 2005 exerceu o cargo de Coordenador Diocesano de Pastoral, ainda nesta época, entre os anos de 2003 e 2006 fez curso de pós-graduação em Teologia Pastoral, recebendo o título de mestre, com uma tese sobre Pastoral Urbana. Em dezembro de 2004 lançou o livro “Luz da Palavra”, que é um roteiro homilético para a liturgia da palavra dominical.
Foi Reitor do Seminário Imaculada Conceição de Filosofia e Teologia em Campinas entre os anos 2006 e 2011. Foi Diretor Adjunto da Faculdade de Teologia da PUC Campinas e professor. Atuou como pároco da Paróquia de Santa Cruz em Itatiba e professor da PUC Campinas.
Desde 2018 é Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Socorro e até 2022 foi Vigário Geral da Diocese. Atualmente é juiz adjunto do tribunal eclesiástico, membro da coordenação diocesana e vigário regional.
Fonte da Biografia: Diocese de Bragança Paulista
( https://www.diocesedebraganca.com.br/clero/51/pe-nei-de-oliveira-preto )