Na terça-feira, 7, foi anunciado pela CBF o adiamento dos jogos dos times do Rio Grande do Sul pelo período de 20 dias. Na série A estão os times Grêmio, Internacional e Juventude na competição.
Os três times gaúchos solicitaram, via Federação Gaúcha de Futebol, o adiamento das partidas por 20 dias, na última sexta-feira, 3. Houve pressão pelo adiamento de toda a 6ª rodada do Brasileirão, marcada para o fim de semana, mas a CBF decidiu manter o andamento do campeonato sem eles.
– Confira os jogos do Brasileirão adiados:
11/05 – Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada);
13/05 – Inter x Juventude (6ª rodada);
19/05 – Grêmio x Bragantino (7ª rodada);
19/05 – Cuiabá x Inter (7ª rodada);
19/05 – Fluminense x Juventude (7ª rodada);
25/05 – Inter x São Paulo (8ª rodada);
26/05 – Juventude x Vitória (8ª rodada);
a definir – Flamengo x Grêmio (8ª rodada).
– Os jogos da Copa do Brasil adiados:
10/05 – Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil – ida)
22/05 – Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil – volta)
22/05 – Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil – volta)
Além disso, a medida também está valendo para os times gaúchos que disputam as séries C e D do Brasileirão, além das três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20. A série B não foi afetada, pois não há gaúchos na competição.
As partidas dos clubes gaúchos também foram adiadas nas competições internacionais. A Conmebol adiou o confronto do Grêmio contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e o do Internacional contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana. Os clubes esperam que a mesma medida seja tomada para as próximas rodadas das competições.
SOLIDARIEDADE ENTRE CLUBES
Palmeiras, São Paulo e Flamengo se reuniram nesta terça-feira e decidiram disponibilizar as suas instalações para que os clubes gaúchos possam treinar enquanto a situação das enchentes no Rio Grande do Sul não se normalizem.
O Flamengo disponibilizará o CT George Helal (Ninho do Urubu). Já o Palmeiras oferece a Academia de Futebol, o Allianz Parque e a Arena Barueri. Por fim, o São Paulo propõe acolhimento no CT de Cotia e no MorumBIS.
Além dos três clubes, Corinthians e Santos também disponibilizaram as estruturas de seus estádios e centros de treinamento. Em Santa Catarina, o Figueirense anunciou que o estádio Orlando Scarpelli também está à disposição dos clubes gaúchos.