Acontece neste segunda-feira, 20, a posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos da América. A programação deve iniciar a partir das 8 horas no horário de Brasília, com uma cerimônia religiosa na Igreja de St. John’s. As apresentações musicais e os discursos iniciais terão início no palco principal, localizado no Capitólio, às 11h30.
Em seguida, por volta das 14 horas, Trump e o vice-presidente, J.D. Vance, prestarão juramento, e o presidente fará o discurso inaugural. Também haverá um desfile do Capitólio até a Casa Branca. Pela noite, Trump participará de três bailes inaugurais na cidade.
No Brasil, além da expectativa pelo novo governo americano, a posse de Trump ficará marcada pela ausência do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) que foi convidado, mas acabou impedido de viajar pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes. A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro representará o ex-presidente na cerimônia, ao lado do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, não foi formalmente convidado e não estará presente. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, irá representar o governo brasileiro na cerimônia.
A imprensa brasileira realizará a cobertura ao longo desta segunda-feira.