Nada melhor que o criador para falar de sua criatura. Nesta edição, Jornal de Socorro traz uma entrevista bombástica com o ex-prefeito Valdir Bortolasso. Prefeito pela primeira vez de 1983 a 1988 e a segunda de 1993 a setembro de 1995, Valdir escolheu Maurício de Oliveira Santos para ser seu sucessor nas eleições de 1988. Após o apoio que garantiu a vitória de Mauricio, Valdir afirma ter sido traído pelo então companheiro, que lhe causou prejuízos pessoais e entregou a Prefeitura em 1992 totalmente desorganizada, com salários atrasados e tendo, inclusive, participado de um “complô” que resultou em sua renúncia em setembro de 1995. Ao final das revelações, Valdir destacou: “O Maurício está se aproveitando da nossa administração pra fazer a divulgação da pré-candidatura dele. E tem muita mentira. Ele fala em renovação, mas renovar com esse passado não tem como”. Confira:

QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DE SEU 1º MANDATO?
Nós criamos os departamentos, que não existiam. Fizemos as obras de combate às enchentes, construímos o ginásio de esportes, postos de saúde na zona rural para decentralizar o atendimento que era tudo no posto central. Na zona rural, nós fizemos postos no Rio do Peixe, nos Morais, no Oratório. Fizemos vários postos de saúde na zona rural. Asfaltamos várias estradas como Visconde, Rio do Peixe, Oratório, Lavras. Trouxemos o INSS pra socorro, criamos a Guarda Municipal, construímos o velório e diversas escolas. Então a gente não descuidou de nada, na verdade, da nossa administração. Fizemos o melhor possível.

COMO FOI A ESCOLHA DO MAURÍCIO COMO SEU SUCESSOR NAS ELEIÇÕES DE 1988?
O Maurício foi eleito através do nosso apoio, pela nossa administração. A gente apoiou. Na verdade, a nossa administração agradou muito e quem a gente apoiasse teria condições de ser eleito. Ele foi eleito, só que depois ele não reconheceu esse meu apoio. O Maurício me traiu, e traição na política é terrível. Em vez do reconhecimento do meu apoio, eu sofri com a traição dele. Ele fez um complô lá até que provocou a minha renúncia. Foi uma maldade dele, faz parte dele.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A ELEIÇÃO DO MAURÍCIO E O GINÁSIO DE ESPORTES?
Surgiu uma mentira recentemente que o Maurício teria construído o ginásio de esportes. Quem construiu o Ginásio fui eu e na verdade, ele se aproveitou da inauguração. Foi nas vésperas da eleição. Em outubro de 1988 foi inaugurado o Ginásio de esporte e ele era nosso candidato a prefeito.

QUEM CONSTRUIU AS CASAS POPULARES DAQUELE PERÍODO?
As casas populares (Conjunto Habitacional Nossa Senhora de Lourdes) foi feita por nós. Também fizemos as casas através do mutirão, em que a prefeitura fornecia o material e a população construía aos finais de semana. Então somando deu 250 unidades que foram construídas por nós, pelo Valdir Bortolasso, pela nossa gestão. Inclusive tem a placa lá, quando nós entregamos os predinhos em janeiro de 1994. Aliás, foi dito que eu não havia feito nenhuma casa popular. A gente tá sentindo muita mentira nessa pré-campanha. O Maurício está se aproveitando da nossa administração pra fazer a divulgação da pré-candidatura dele. E tem muita mentira que precisa ser esclarecida.

QUAL SUA AVALIAÇÃO DO MANDATO DO MAURÍCIO COMO PREFEITO?
A administração do Maurício foi muito desorganizada. A gente deixou as finanças da prefeitura em ordem pra ele. Ele chegou a atrasar o pagamento dos funcionários. Salário tem que ser pago em dia. É obrigação pagar. E ele não pagou. Vou dar um exemplo: Em 1992, ou seja, depois do meu primeiro mandato, eu fui candidato único, não tive adversário para me enfrentar, uma demonstração de uma boa gestão que fiz. Já a experiência dele é o contrário. Depois que saiu da prefeitura, voltou a ser candidato a prefeito em 1996 e ficou em último, em 4º lugar na disputa. Uma prova de que ele não fez uma boa administração. Se tivesse feito um bom governo, após quatro anos, teria chance, né?

 O MAURÍCIO DEIXOU ALGUM PREJUÍZO FINANCEIRO NA ÉPOCA PARA O SENHOR?
Foi realizado um Show do Chitãozinho e Chororó no Rodeo de 1991. O Maurício na época fez um empréstimo para pagar o show com o compromisso de posteriormente quitar a dívida. Ele acabou não pagando e sobrou pra mim, pro Nadir Dalan e pro Jorge Fruchi que estávamos como fiadores. Hoje esse valor representaria uns 500 mil reais. Então sofremos financeiramente sim com prejuízos causados pelo Maurício. Em outra oportunidade o Maurício ficou de providenciar 100 mil dólares da época para despesas de uma campanha. Pra nós não chegou e tivemos que assumir os prejuízos também. Ele chegou até a negar a assinatura nas promissórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa pelo WhatsApp
1
Receba ou Envie Notícias
Olá👋! Estamos muito felizes em te receber aqui!
👉 Salve nosso contato para receber notícias direto em seu WhatsApp 📰
👉 Você pode nos enviar informações e notícias por este canal também.😀

Seja Bem -Vindo (a) ao Jornal de Socorro 📰💚