A vacinação contra a dengue na população de 10 e 11 anos começou na quarta-feira, 15. Segundo a Secretaria de Saúde de Socorro, a aplicação se dará de forma escalonada até os 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme disponibilização de doses por parte do Ministério da Saúde.
Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a faixa etária de 10 a 14 anos tem prioridade para receber as doses de vacinas por ser essa parte da população que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Segundo o Censo do IBGE de 2022, Socorro soma 2.202 crianças e adolescentes dentro dessa faixa etária.
As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório, e protegem contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença. O horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 08 às 15h.
O esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação. É necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão para receber a dose.
A Secretaria destaca a importância da vacinação como instrumento para frear o avanço da dengue. Porém, a prevenção ainda é o melhor remédio e o foco deve ser a eliminação dos criadouros do mosquito.
NÚMEROS DA DENGUE EM SOCORRO
Até a manhã da quinta-feita, 16, Socorro registrou 3491 casos notificados, 1390 confirmados e 248 descartados. Há quatro mortes suspeitas que seguem em investigação.
Segundo a Vigilância em Saúde, as notificações de doenças compulsórias, como dengue e Covid-19, são lançadas no sistema de saúde diariamente em ordem cronológica, de forma não simultânea. Nos casos em que o paciente evolui a óbito, é aberta uma investigação epidemiológica com acompanhamento do prontuário desde o momento da notificação. Esse material é enviado para a regional de saúde para avaliação do caso que, até que seja confirmado, segue como suspeito.
Devido ao alto número de casos na região, não há uma estimativa de prazo para a resposta do estado.
Reprodução: Comunicação/Prefeitura Municipal de Socorro.