Na próxima quarta-feira, 17, o Núcleo Audiovisual de Socorro – NAVS, irá promover a exibição de dois curtas metragens produzidos com recursos da Lei Paulo Gustavo. A exibição será gratuita e livre para todos os públicos.

Os curtas, que são documentários com temáticas ligadas à cultura, história, personalidades e tradições socorrenses, serão exibidos no Centro Cultural Edmur Franco de Godoy, localizado na Rua XV de Novembro, 210, a partir das 19:30h. Após a exibição, a plateia poderá fazer perguntas sobre os temas e a produção dos filmes à toda a equipe do NAVS.

O filme “Socorro: a estância cultural” é um registro da preservação da cultura através dos equipamentos culturais da cidade: Biblioteca Municipal, Museu Municipal, Espaço do Artesanato, Conservatório Municipal, Centro de Tradições Caipiras e o próprio Centro Cultural. Em seus 23 minutos, o curta mostra as instalações de cada local, assim como as atrações e os recursos que disponibilizam à população. O filme conta com a participação de Elsa Farias e Maya Munhoz Afonso Costa como atrizes.

Já o curta “Luiz Gonzaga Franco: Maestro do Ensino” tem 29 minutos e conta a história do músico, professor, maestro e agente cultural que foi o pilar do ensino musical na cidade de Socorro. O documentário conta a trajetória do maestro desde a sua infância até a realização de um antigo sonho, já na melhor idade: a criação de um Conservatório Municipal, que atualmente homenageia o músico em seu nome. Participam do documentário os filhos Sérgio “Ló” Franco e José Fernandes Franco; os fundadores do Conservatório, Gabriel Perre, Fernando Perre, Ângelo Bonetti e Felipe Mello; a gestora cultural do Conservatório, Bia Minozzi de Faria e os músicos Toninho Mariano e Orlando Perre.

O Núcleo Audiovisual de Socorro é um grupo formado atualmente por Rafael Bertelli Sartori, produtor executivo dos dois curtas, César Farias, Hiroyshi Torres Ishikawa, Jarine Sass, Katia Mazolini, Marcos Farias, Rodolfo Boccia “Cão” e Thiago Barros. Os projetos começaram a ser elaborados em novembro de 2023 e a pré-produção a partir da aprovação e liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo em janeiro de 2024.

Até a finalização dos filmes foram feitas pesquisas, entrevistas prévias, elaboração dos roteiros, produção, captação de imagens e entrevistas, edição, videografismo, tratamento de cor, trilha sonora, mixagem e masterização.

Os dois documentários possuem versões totalmente acessíveis para pessoas com deficiência por meio dos recursos de Audiodescrição, Libras e Legendas para pessoas Surdas e Ensurdecidas (LSE). As versões com e sem acessibilidade estarão disponíveis livremente online, após a exibição no Centro Cultural.

O intuito do Núcleo Audiovisual de Socorro é promover o resgate e preservação da história e tradições socorrenses, além de fomentar o setor audiovisual da cidade. Para isso, foram oferecidas, gratuitamente, como contrapartida dos projetos, oficinas ministradas por seus nove integrantes para estudantes da rede estadual de ensino. Nos encontros realizados na escola Narciso Pieroni, a equipe do núcleo forneceu explicações teóricas e técnicas, exercícios de prática com realização de curtas produzidos pela turma de estudantes e exibição os documentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa pelo WhatsApp
1
Receba ou Envie Notícias
Olá👋! Estamos muito felizes em te receber aqui!
👉 Salve nosso contato para receber notícias direto em seu WhatsApp 📰
👉 Você pode nos enviar informações e notícias por este canal também.😀

Seja Bem -Vindo (a) ao Jornal de Socorro 📰💚