A cidade de Socorro recebeu um lote de vacinas cotra a dengue e já definiu as primeiras datas e grupos prioritários, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A vacina protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença, e o esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação.
A vacinação inicia na próxima quarta-feira, 15, nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório. O atendimento é das 8h às 15h. O público alvo dessa campanha são primeiramente crianças de 10 e 11 anos. Será necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão da criança. As atualizações sobre a liberação de doses para as demais faixas etárias serão comunicadas em breve.
Além disso, foi concluído pela Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, a primeira etapa da nebulização pesada com o uso do fumacê, contra o mosquito Aedes aegypti nas zonas urbana e rural.
Agora, a próxima deste tipo de nebulização para eliminar o mosquito na fase adulta deve iniciar no próximo dia 20 de maio e os calendários de bairros e horários estão para ser definidos.
A Vigilância em Saúde em parceria com outros departamentos da Prefeitura segue realizando as ações de conscientização e a verificação de denúncias de locais onde possa haver criadouros do mosquito.
Até esta quinta-feira, 9, a cidade de Socorro registrou 3050 notificações de dengue, 1023 casos confirmados, 178 descartados e três mortes suspeitas.
Reprodução Comunicação/Prefeitura Municipal de Socorro.