Desde 2023, a Secretaria de Agronegócios da Prefeitura de Socorro está apto a emitir o Selo Arte para produtos de origem animal, marcando um avanço significativo para os produtores locais. Essa mudança representa não apenas uma oportunidade para os artesãos de Socorro, mas também um marco para a economia regional, permitindo o comércio nacional de produtos artesanais de alta qualidade. 

O Selo Arte pode ser atribuído a uma variedade de produtos, incluindo lácteos, cárneos, pescados, derivados e produtos de abelhas. Para os renomados queijos artesanais de Socorro, há uma identificação própria denominada Selo Queijo Artesanal, destacando ainda mais a autenticidade e qualidade desses produtos. 

“O Selo Arte nos ajudou muito aqui. Estamos vendendo muito mel aqui em Socorro e com o Selo a gente pode vender para outras cidades. Estamos divulgando nosso nome em outros locais, então está ajudando muito a fazer propaganda e vender cada vez mais. Melhorou muito o nosso negócio”, destaca o produtor de Mel Adriano Faria. 

Anteriormente, apenas os órgãos estaduais tinham a competência para emitir o Selo Arte. Contudo, com esse novo benefício, os municípios, como Socorro, têm agora o poder de registrar os produtores e conceder esse importante selo. Isso significa que os produtos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) podem ser comercializa dos em todo o território nacional, desde que sejam produzidos artesanalmente. 

Alexandre Moreira, diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, destaca os benefícios dessa descentralização: “Além de estimular a formalização, o novo selo proporciona uma vantagem competitiva no mercado nacional. Produtos tradicionais, até então restritos a determinadas regiões, têm agora a chance de chegar a lojas e mercados de diversos estados, impulsionando a economia local”. 

Para os consumidores, os selos representam uma garantia de qualidade, assegurando que os produtos são artesanais e seguem as melhores práticas agro pecuárias e de fabricação. Essa certificação proporciona confiança aos consumidores, incentivando o consumo de produtos locais e contribuindo para a valorização da produção artesanal. “De vá rios empresários que já possuem o Selo Arte, vários retornam com afirmações positivas e elogiando, sobre o impacto que o Selo tem em seu negócio”, afirma Alexandre Moreira.

Os interessados em obter mais informações sobre o Selo Arte podem procurar o Departa mento de Desenvolvimento Rural no Espaço do Produtor, localizado na Praça Rachid José Maluf, nº 180, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3895-6430. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa pelo WhatsApp
1
Receba ou Envie Notícias
Olá👋! Estamos muito felizes em te receber aqui!
👉 Salve nosso contato para receber notícias direto em seu WhatsApp 📰
👉 Você pode nos enviar informações e notícias por este canal também.😀

Seja Bem -Vindo (a) ao Jornal de Socorro 📰💚